Dica importante: Respeitem os comentários alheios, não ofender. Se quiser fazer alguma critica ou sugestão, faça de maneira construtiva, e não agressiva.INTERAJAM para que o blog fique mais interessante! A participação de vcs, o público alvo é muito importante! Comente, envie sugestões de temas que gostaria que fossem abordados no blog, enfim, dê a SUA contribuição! Obrigada!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Não-Monogamia x Poliamor x Promiscuidade


 
Qual é a diferença entre um e outro? Não-monogamia é o nome dado a toda modalidade de relacionamentos que envolvem mais de duas pessoas, onde você só se dedica a um parceiro, na não-
monogamia, você pode ter mais de um parceiro. A modalidade seria o poliamor, onde ao inveés de um casal você tem uma tríade ou um “trisal”, que pode ser dividido por duas mulheres e um homem (MHM), três mulheres (MMM), três homens (HHH) ou dois homens e uma mulher (HMH).  Bigamia também é outro nome que se dá quando se  relaciona/ se casa com duas pessoas bi= dois. Gamo/gama/gamia=  união, casamento.

 Mas há um certo preconceito nesse tipo de relação múltipla por parte das pessoas adeptas da monogamia. Elas acham que poligamia é sinônimo de putaria, libertinagem e promiscuidade. Pessoas não-monogâmicas não necessariamente são promíscuas. Promiscuidade é se relacionar  sexualmente com qualquer pessoa sem medir riscos, sem proteção, sem certos cuidados básicos.  Numa relação múltipla há a possibilidade de se relacionar sem correr risco de contrair doenças, desde que todas as pessoas envolvidas cheguem a um consenso de proteção. As pessoas monógamas creem que  não seja possível se apaixonar/ amar mais de uma pessoa e podem ver tal modalidade como “traição”, mas nelas h[á um acordo me comum, logo não pode ser definido como traição, pois todos estão cientes da relação em conjunto. Há ainda o amor livre ou relações livres, onde você pode estar conm as pessoas sem um envolvimento mais profundo. Nas relações abertas, cada parceiro tem direito a ficar com alvguem por fora do namoro principal, mas com o conscentimento do outro, mas geralmente essas pessoas de fora são apenas curtições de momento, pode ser apenas uma ficada ou uma relação sexual casual, não afetando em nada o envolvimento central dos parceiros da relação a dois/duas estável.  Eu particularmente nunca tive um envolvimento assim, mas acredito nele e acho valido para quem o tem, já que o amor não precisa ser  uma coisa restrita.  Os adeptos do poliamor tentaram relacionamentos monogâmicos, mas não coseguiram se adaptar porque no meio do caminho se depararam compaixões por uma terceira pessoa. Há quem ache qie seja uam forma de se livrar da culpa, mas ao meu ver, é até uma forma de não  excluir a terceira pessoa, ainda mais que tem pessoas que tem o azar de se interessar por pessoas já comprometidas, e ai nesse caso dos predispostos à poligamia, fica algo menos egoísta. O ciúme pode existir, mas creio que quando se esta disposto a experimentar algo novo, a experiência ensina a lidar com isso,  são essas as  vantagens que vejo. Os vlogers  do canal das Bee prepararam um vídeo sobre o assunto com o ponto de vista deles,  confira e busque mais informações sobre o assunto e responda: você se imaginaria em uma relação não monogâmica, já viveu uma, ou conhece alguém que viva uma relação assim? Beijos e até o próximo post! Curta o vídeo!!
 




















Nenhum comentário: